quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pigmentação

O acúmulo anormal de pigmentos ou a sua diminuição também são indicativos de que a célula sofreu agressões.Uma pigmentação anormal é mais um sinal de perda da homeostase e da morfostase celular, portanto, é patológica.
A pigmentação patologica pode ser exógena, cujos pigmentos são de origem externa do organismo, ou endógena formada a partir de pigmentos naturaisdo corpo.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Icterícia

A icterícia é o aumento da quantidade de bilirrubina (líquido participante da bile) em circulação no sangue, tornando a pele e a esclera (branco do olho) amarelados. Essa substância é um produto do metabolismo do grupamento heme da hemoglobina na degradação de glóbulos vermelhos antigos. Ela deveria ser transportada até o fígado e excretada no intestino (mais especificadamente no duodeno) como um dos componentes da bile (que atua na emulsificação de gorduras). Temos dois tipos de bilirrubina: Conjugada (ou Direta) e Não-Conjugada (ou Indireta). Isso serve para especificar se a substância já foi metabolizada pelo fígado (Indireta) ou não (Direta), classificando a icterícia como Pós Hepática ou Pré Hepática respectivamente. De acordo com o motivo do excesso de bilirrubina, temos três tipos de icterícia: Hemolítica, Hepática ou Obstrutiva.

sábado, 11 de setembro de 2010

Envelhecimento Celular

O organismo responde ativamente aos estímulos do seu meio adaptando-se rapidamente a novas circunstâncias. Os componentes fundamentais da célula, como o DNA, proteínas e lipídio são protegidos, para que todo o funcionamento seja garantido. Quando o sistema que mantém a homeostase celular entra em declínio,inicia-se o processo de envelhecimento, ocorrendo envelhecimento da codificação do DNA, tereioração progressiva na síntese de proteínas e também de outras macromoléculas. Várias teorias tentam explicar as causas do envelhecimento, como a teoria genética, telomérica, imunológica do envelhecimento e também da ação dos radicais livres. Os radicais livres atuam no processo de envelhecimento, pois atingem direta e constantemente células e tecidos, que possuem ação acumulativa. Se, no organismo, ocorre um desequilíbrio entre os agentes oxidantes e pró-oxidantes, ocorre um acúmulo de radicais livres, levando a célula à morte. O envelhecimento é um processo deteriorativo progressivo e irreversível, havendo uma grande probabilidade de morte seja não só de uma célula, como do tecido, do órgão ou até mesmo de um indivíduo.