quinta-feira, 28 de outubro de 2010

QUELÓIDES

Quelóide é uma hipertrofia celular que ocorre nas lesões cicatriciais de algumas regiões do corpo, ou seja, é "uma cicatriz que não sabe quando parar de crescer". Ele se caracteriza por uma cicatriz endurecida, que se eleva acima do nível normal da pele. O formato costuma ser irregular, e a lesão tem a tendência de aumentar progressivamente com o passar do tempo.
A maioria dos quelóides aparece depois de machucados ou cirurgias, porém podem surgir espontaneamente ou até mesmo em locais de cicatrização de acne, queimaduras ou colocação de piercings.
O quelóide acomete igualmente homens e mulheres.Existe maior relato de quelóides em mulheres jovens do que em homens jovens, porém isso pode refletir o hábito mais freqüente das mulheres de furar os lóbulos das orelhas, para o uso de brincos. Observa-se que a incidência de quelóide é quinze vezes maior em indivíduos de pele mais escura, e acredita-se que esse risco seja devido à descendência africana e não à coloração escura da pele.
Os quelóides geralmente não causam sintomas, mas algumas vezes podem ser acompanhados por prurido ou dor. As cicatrizes costumam ser largas ou espessas, com tamanho maior do que esperado, havendo uma relação correspondente entre a forma e tamanho da lesão.

SISTEMA REPARO

  O Reparo consiste na substituição das células e tecidos alterados por um tecido neoformado derivado de parênquima e/ou estroma do local injuriado.
  Se a reparação for feita principalmente por elementos parenquimatosos, uma reconstrução igual a original pode ocorrer (REGENERAÇÂO), mas se for feita em grande parte pelo estroma, um tecido fibrosado não especializado será formado (CICATRIZAÇÃO).
  Poderá ocorrer um ou outro processo, ou os dois; dependendo de alguns fatores sendo os mais importantes: a capacidade dos elementos do parênquima se regenerarem e a extensão da lesão. O termo quelóide é usado para as cicatrizações hipertróficas que ocorrem comunmente nos indivíduos de raça negra.
  Resumindo então, temos que o reparo pode ser pelo:
PARÊNQUIMA - Regeneração
ESTROMA - Cicatrização
QUELÓIDE - Cicatrização Hipertrófica