sábado, 14 de agosto de 2010

O que é PATOLOGIA ?


A Patologia é o ramo da ciência médica que estuda as alterações morfológicas e fisiológicas dos estados de saúde. Quando essas alterações não são compensadas podemos dizer que um indivíduo está doente.
Etimologicamente, o termo "patologia" origina-se do grego ("pathos" = sofrimento, doença; "logia" = estudo). A patologia liga as ciências básicas à prática clínica usando técnicas moleculares, microbiológicas, imunológicas e morfológicas tentando explicar as causas e os motivos dos sinais e sintomas que os pacientes manifestam fornecendo, ao mesmo tempo, uma base racional para a abordagem clínica e o tratamento.


Os quatro aspectos das doenças que formam o cerne da Patologia são as suas causas (etiologia), os mecanismos de seu desenvolvimento ( patogenia), as alterações estruturais induzidas nas células e nos órgãos ( alterações morfológicas) e as conseqüências funcionais das alterações morfológicas( significado clínico).

Causa: Atualmente, consideramos que existam duas classes principais de fatores etiológicos:intrínsecos ou genéticos, e adquiridos( isto é, infeccioso, nutricional, químico, físico).

Patogenia: Se refere à sequência de eventos da resposta das células ou dos tecidos ao agente etiológico, desde o estímulo inicial até a expressão final da doença em si.

Alterações Morfológicas: Alterações estruturais nas células ou nos tecidos que são característicos da doença ou levam ao diagnóstico do processo etiológico.

Manifestações Clínicas: As alterações morfológicas e suas alterações nos diversos órgãos ou tecidos, determina os sinais e sintomas de uma determinada doença. São as manifestações clínicas que podem ser visualizadas microscopicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário